Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Em Brasília, Ufam integra evento de lançamento do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Início do conteúdo da página

Em Brasília, Ufam integra evento de lançamento do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 09h43 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 10h17 | Acessos: 1599

O lançamento da VIII edição do Congresso será no próximo dia 8. O Congresso em si, nos período entre 21 e 25 de julho de 2025, em Manaus

Por Ana Carla Santos

Ascom Ufam

Como parte do evento que lançará oficialmente a VIII edição do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa - EA Lusófono, em julho, a Ufam participará no próximo dia 8 de abril, em Brasília, de cerimônia com autoridades da área ambiental de todas as esferas do executivo.

Além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, estarão também o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); embaixador M'bála Alfredo Fernandes, da República da Guiné-Bissau no Brasil; embaixadora Maria Angela Guterres Viegas Carrascalão, da Embaixada de Timor Leste no Brasil; embaixador Ruy Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação - ABC/MRE; Secretária Amélia Zandamela, primeira Secretária da Embaixada de Moçambique, no Brasil; Secretária Fabricia Arruda Moreira, Secretária Executiva Adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA/AM); professora Marília Torales, da Coordenação da Rede Lusófona de Educação Ambiental (REDELUSO).

Em Brasília, a cerimônia de lançamento ocorrerá no dia 8 de abril, às 09h30, e contará com transmissão ao vivo, por meio do canal de Youtube do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Na oportunidade, será feito o anúncio oficial da realização do VIII Congresso EA Lusófono, de apresentação do sítio eletrônico do evento, e de aprofundamento dos diálogos e parcerias para a consecução das etapas preparatórias ao congresso. A atividade contará ainda com exposições de alguns painéis bordados da artista plástica Marilu Dumont, integrante do grupo Matizes Dumont e que, junto com a mãe e as irmãs, preserva e ensina a tradição do bordado da família, em Pirapora (MG).

A iniciativa conta ainda com as seguintes parcerias: Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio da Universidade Federal do Paraná (CEAPP/UFPR), Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROCIAMB), Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA), além do patrocínio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Congresso - O Congresso, que por sua vez, será realizado entre os dias 21 e 25 de julho de 2025 em Manaus/AM, é coordenado pela Rede Lusófona de Educação Ambiental, Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Governo do Estado do Amazonas, por meio das Secretarias estaduais de Meio Ambiente (SEMA/AM) e de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

Estarão reunidos representantes dos governos e da sociedade civil em torno do debate sobre a Educação Ambiental nos países e nas comunidades de Língua Portuguesa. Os congressos anteriores foram sediados na Galícia (2007), no Brasil (2013), em Portugal (2015), São Tomé e Príncipe (2017), Guiné Bissau (2019), Cabo Verde (2021) e Moçambique (2023).

Nesta edição do Congresso o tema central será Educação Ambiental e Ação Local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver, a fim de fomentar o amplo diálogo e o compromisso na cooperação entre os países e comunidades da lusofonia, fortalecendo a Educação Ambiental que incida nas negociações internacionais, comprometida com a concretização, dentre outros, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e do Acordo de Paris para a transição de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas.

 

 

  • 9h30 – Início do evento.
    Apresentação do vídeo institucional do VIII Congresso.
  • 9h40 – 11h - Falas institucionais
    Ministra Marina Silva e do Ministro Camilo Santana.

    Representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Rede Lusófona de Educação Ambiental, Representante da CPLP, do Governo do Estado do Amazonas e da Universidade Federal do Amazonas.

  • 11h00 - Ato artístico-pedagógico das autoridades junto com o Grupo Matizes Dumont, com o enlace dos compromissos para com o VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de Língua Portuguesa.
registrado em:
Fim do conteúdo da página