Administração Superior visita Fazenda Experimental e debate ações de melhoria para a unidade

 

Os gestores dedicaram o dia para visitar e discutir as potencialidades da Fazenda Experimental Os gestores dedicaram o dia para visitar e discutir as potencialidades da Fazenda Experimental

Por Carla Santos
Equipe Ascom 
 
 
O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, o vice-reitor, professor Jacob Cohen e o chefe de gabinete da reitoria, professor Almir Liberato realizaram, no início desta semana, uma visita às instalações da Fazenda Experimental (Faexp), localizada no km 38 da BR-174, via com destino a Presidente Figueiredo. Recepcionados pela diretora da Fazenda, professora Albejamere de Castro, pelo coordenador técnico, professor Fábio Jacob e pelo coordenador administrativo, Sebastião Nazaré, a comitiva da Administração Superior foi acompanhada do engenheiro agrônomo Arielto Cunha, que forneceu informações técnicas sobre o espaço. 

Gestores estiveram na estação de piscicultura e outros ambientes que servem de campo para desenvolvimento de pesquisas Gestores estiveram na estação de piscicultura e outros ambientes que servem de campo para desenvolvimento de pesquisas

A Faexp, que é um órgão suplementar diretamente ligada à Reitoria tem como missão atuar como centro de referência em estudos de campo nas áreas da Tecnologia, das Ciências Agrárias e Ciências Biológicas para o Estado do Amazonas e a região Norte e foi nessa perspectiva que a comitiva da Administração Superior procedeu à visita. 
 
Durante sua passagem pela Fazenda, o reitor e sua equipe visitaram a estação de piscicultura/aquicultura, as instalações de avicultura, suinocultura, patário, aprisco, curral e estiveram ainda no Centro de Desenvolvimento Energético do Amazonas (CDAM), do projeto de biodiesel e energia solar. Segundo a diretora da Fazenda, professora Albejamere de Castro, a percepção in loco da estrutura por parte dos gestores da Ufam possibilita o direcionamento do órgão. “Essa interação e proximidade com a reitoria da Universidade nos fortalecem, de forma que podemos estabelecer uma agenda de trabalho visando à sustentabilidade da Fazenda Experimental”, considerou. 
 
O reitor, professor Sylvio Puga, observou as potencialidades da Fazenda, que em breve, irão resultar em projetos de benefício à estrutura da unidade e à comunidade acadêmica. “Há algum tempo já vínhamos nos planejando para visitar a Fazenda e nesta data, conseguimos dedicar nosso dia para pensar e discutir o agora e os próximos anos de um espaço com grande valor para a nossa Instituição”, salientou o reitor.