Durante o feriado, Prefeitura do campus segue com cronograma de manutenção viária

Trabalhos de recapeamento asfáltico seguem na próxima semana

O trabalho de manutenção continuará no feriado prolongado para evitar prejuízos à comunidade O trabalho de manutenção continuará no feriado prolongado para evitar prejuízos à comunidade

Márcia Grana, Carla Santos e Carlos William
Equipe Ascom

Na tarde desta quarta-feira, dia 11, o trecho do retorno dos ônibus do setor Sul, em frente à Faculdade de Educação Física (Feff), já recebeu os reparos iniciais de tapa-buracos. Segundo a prefeita do Campus Universitário, a arquiteta Carmen Guimarães, os defeitos encontrados nesse trecho estão sendo preenchidos com massa de concreto, por se tratar de um local onde o tráfego de veículos, inclusive pesados, a exemplos dos ônibus, é constante.

"Ao longo do processo, o asfalto será colocado em cima destes blocos de concreto e a resistência deles é superior, se comparada à que existia antes”, esclareceu.

Ela mantém a orientação de que os condutores de veículos particulares evitem a via em obras, utilizando o estacionamento em frente à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). "Para o acesso, é preciso entrar pela frente do Auditório Eulálio Chaves. A pista que dá acesso à Prefeitura do Campus e os blocos adjacentes estão liberados", informou.

A prefeita esclareceu, ainda, que o ponto de ônibus localizado em frente ao retorno, na altura da Feff continua interditado, sendo assim, o ponto foi remanejado para o recuo em frente ao bloco da FCA 02.

“Os usuários do transporte público coletivo devem deixar o recuo livre para os ônibus pararem, evitando maiores congestionamentos. Os motoristas dos ônibus, após o embarque ou desembarque, devem manobrar os veículos e regressar sem a utilização do retorno. A equipe de segurança da Ufam está presente para instruir os pedestres e motoristas”, garantiu.

Num primeiro momento, a Prefeitura garantirá a recuperação de 75% das vias comprometidasNum primeiro momento, a Prefeitura garantirá a recuperação de 75% das vias comprometidasEMPENHO - Desde abril deste ano não havia contratos de manutenção para prestação do serviço de pavimentação. Para dar início às obras, a Prefeitura elaborou um Projeto Básico para Contratação Emergencial, que  foi aprovado em setembro.

“A preocupação da Administração Superior, na pessoa do reitor, professor Sylvio Puga, era a de resolver num curto prazo de tempo essa questão. Escolhemos realizar este trabalho no feriado para que o impacto no dia a dia da comunidade acadêmica seja o menor possível”, disse a prefeita.

PRÓXIMAS PAVIMENTAÇÕES - Conforme afirma o engenheiro civil da Prefeitura do Campus, Leonardo Medeiros, a pavimentação segue a partir da entrada do Campus Universitário até o retorno do setor Sul e, em seguida, incluirá ainda o trecho do retorno próximo à Reitoria, setor Norte. A previsão é a recuperação de 75% das áreas desgastadas durante os quatro dias de feriado prolongado, período em que a Universidade ficará sem tráfego. Os outros 25% serão recuperados ao longo da próxima semana.

“Este é um serviço condicionado ao tempo, pois chuvas inviabilizam o procedimento. Caso os próximos dias sejam ensolarados, as obras avançarão com maior velocidade”, enfatizou.

Mapa do trecho interditado, em frente à FeffMapa do trecho interditado, em frente à Feff