Inicia I Semana do Estudante na Ufam

Apresentação de demandas estudantis marcam primeiro dia do evento.

Autoridades Universitárias durante a solenidade de abertura da I Semana do EstudanteAutoridades Universitárias durante a solenidade de abertura da I Semana do EstudanteCom programação repleta de apresentações culturais, jogos e sessões de cuidados com a saúde, a primeira edição da Semana do Estudante teve início na manhã desta quarta-feira, 09, no Centro de Convivência do Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Durante a abertura do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou que nunca havia visto evento nesse formato na Ufam. "Para comemorar o dia do estudante eu já havia visto as tradicionais semanas de curso, nas quais se discutem as demandas alusivas às suas áreas de atuação, mas semanas para discutir as demandas estudantis e promover a integração entre os acadêmicos ainda não havia sido realizada. Mas nossa Pró-reitoria de Gestão de Pessoas está, em parceria com as representações estudantis, cuidando disso muito bem. Que tenhamos mais eventos dessa natureza. Acredito que esse seja o caminho do avanço", discursou o reitor durante a abertura do evento.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo, aconselhou os estudantes a aproveitarem toda a programação planejada especialmente para eles. "Quero agradecer a presença dos estudantes. Tudo aqui foi preparado com muito carinho para vocês. Aproveitem os momentos de lazer, de solidariedade e de muitos aprendizados”, disse a pró-reitora.

A diretora do Departamento de Assistência Estudantil (DAEST), pedagoga Mônica Barbosa, reconheceu o empenho de toda a equipe do Daest na realização da Semana do Estudante. "Quero ressaltar todo o empenho, todo o comprometimento da equipe do Daest e expressar meu reconhecimento pela responsabilidade com que encararam o desafio de promover a I Semana do Estudante Ufam. Parabéns a todos", congratulou a diretora.

 Demandas estudantis

 O diretor de Assuntos Estudantis do Centro Acadêmico de Biologia Sivanildo Batista representou os alunos na apresentação das principais demandas estudantis O diretor de Assuntos Estudantis do Centro Acadêmico de Biologia Sivanildo Batista representou os alunos na apresentação das principais demandas estudantisApós a solenidade de abertura, houve a apresentação da Consulta à Comunidade Estudantil - realizada no período de 01 a 07 de agosto - e que registrou 1.276 respostas de alunos da graduação e da pós-graduação da Ufam. O Resultado completo pode ser conferido em anexo.

O diretor de Assuntos Estudantis do Centro Acadêmico de Biologia Sivanildo Batista representou os alunos na apresentação dos principais resultados da Consulta sobre os serviços do Restaurante Universitário e da linha de ônibus Integração.

Restaurante Universitário

Entre os resultados relacionados aos Restaurantes Universitários ( RU's), está que os serviços do RU do Setor Norte do Campus Arthur Virgílio Filho é o mais demandado pelos estudantes, sendo utilizado por 57,1% dos alunos que responderam à enquete. Outro aspecto revelado pela pesquisa é que 58,1% dos estudantes estão parcialmente satisfeitos com as refeições servidas no desjejum, almoço e jantar e apontam a variação do cardápio e a escolha de sobremesas com maior variedade de frutas para a melhoria dos serviços de restaurante.

Transparência e preocupação ambiental

Ainda em relação ao tema RU, 52,9% dos estudantes indicam que têm interesse em ler o contrato que rege os serviços prestados nos Restaurantes Universitários da Ufam, mas não sabem onde conseguir o documento. Outra preocupação é relacionada à economia de descartáveis utilizados nos refeitórios. A pesquisa indicou que 75% dos alunos nunca participaram ou viram campanha sobre uso de descartáveis e desperdício de alimentos dentro da Universidade e 93% dos estudantes consultados utilizariam um copo personalizado com a logo da instituição para eliminar a utilização de copos descartáveis, contribuindo, dessa forma, com a preservação do meio ambiente.

Integração

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, aposta em novo formato de evento para comemorar o dia do estudanteReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, aposta em novo formato de evento para comemorar o dia do estudanteQuanto à linha de ônibus Integração, 57,6% dos alunos revelaram utilizar a condução de 3 a 6 vezes por semana e 55,8% da categoria estudantil classificou como péssimos os serviços oferecidos. Além disso, 82,4% dos estudantes declararam que a quantidade atual da linha Integração é insuficiente para atender a comunidade universitária. Para aprimorar o serviço, os alunos sugerem aumento no número da frota, principalmente nos horários de pico da manhã, tarde e noite, além da empatia dos funcionários na realização de suas funções atendendo com respeito à comunidade universitária.

 "Tudo o que queremos, ao apresentar esses resultados, é colaborar com o aprimoramento dos serviços prestados pela ou na instituição", declarou o representante dos alunos.

Respostas às demandas

O reitor, professor Sylvio Puga, declarou que os resultados apresentados só direcionam para avanços. "Tínhamos acesso a essas considerações, mas de forma empírica. Que bom que temos os responsáveis pelas empresas que fornecem serviços de alimentação para a Ufam aqui conosco para ver os aspectos que podemos melhorar. Por parte da Universidade, estamos sempre abertos ao diálogo. Quanto ao serviço de transporte, tivemos, no mês de maio, uma reunião com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) para tratar desse assunto antes mesmo da realização desta pesquisa e tivemos a informação de que estão sendo adquiridos novos ônibus e alguns deles substituirão os que estão sendo utilizados na Universidade. Estamos no aguardo do atendimento desta demanda. Outro aspecto que não está contemplado na pesquisa mas que quero compartilhar com vocês é o nosso plano de ter outra entrada do campus Universitário, via Faculdade de Estudos Sociais, a qual alcançaria mais rápido a rotatória do São José, próximo a outro terminal de ônibus, para facilitar a locomoção”, destacou o reitor.

 Douglas Oliveira, aluno do segundo período do curso de Música, aproveita a Semana do Estudante tocando violão para os amigos Douglas Oliveira, aluno do segundo período do curso de Música, aproveita a Semana do Estudante tocando violão para os amigosO vice-reitor, professor Jacob Cohen, ressaltou que a Semana do Estudante é muito importante para conhecer as principais demandas do segmento universitário. “É uma honra estarmos nos inteirando das necessidades mais importantes da nossa comunidade estudantil. O professor Syvio, nosso reitor, comentou muito bem como pretendemos atender a essas demandas e eu gostaria apenas de acrescentar a nossa ideia de construirmos uma ciclovia no Campus que virá ajudar muito no processo de locomoção. É algo que vai depender da nossa negociação junto à Prefeitura de Manaus e junto aos batalhões de Engenharia do Exército Brasileiro, que estão se propondo a restaurar conosco as vias do Campus e construir a ciclovia”.

O representante da Empresa VL Refeições, Alfredo Simões, responsável pelo fornecimento de refeição para o Restaurante Universitário das Faculdades de Medicina, Odontologia e Enfermagem agradeceu a oportunidade de participar do evento. "Agradeço a oportunidade de participar com vocês dessa semana alusiva ao dia do Estudante e torcer para que tenhamos sempre essa parceria para promover as melhorias necessárias para vocês, nossos clientes”.

Márcio Fernandes Júnior, do MJ Restaurante, que fornece refeições para o Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, ressaltou a melhoria do diálogo com a nova gestão da Ufam. “Com essa nova gestão estamos tendo mais abertura para contemplar as demandas estudantis. Aproveito para ressaltar que todos os nossos produtos utilizados nas refeições são de primeira qualidade e que o cardápio é servido e aprovado pela equipe de Nutrição da Universidade, mas estamos dispostos a melhorar com a participação dos senhores”, declarou o representante da empresa.

Participação na Semana do Estudante

Tocando violão para os amigos no Centro de Convivência, o aluno do segundo período do curso de Música e integrante da Banda do CAUA, Douglas Oliveira, falou da sua expectativa em relação à I Semana do Estudante. "Gostei de toda a programação, mas o que mais me chamou a atenção foi a ideia da troca de livros, pela possibilidade de compartilhar conhecimentos sem custos elevados. Além disso, a semana do estudante também viabiliza a interação entre alunos de outros cursos, coisa que eu acho essencial", declarou o estudante.

A I Semana do Estudante é promovida pelo Departamento de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) em parceria com os Centros Acadêmicos.

Programação

Para este primeiro dia, está programada a apresentação da Banda do Caua, a palestra "A universidade como espaço político e o papel do estudante", além de estandes com artesanatos, apresentação de oportunidades de intercâmbio;  troca de livros, entre outras atividades.

Nesta quinta-feira, 10, a programação continua com aulão de Zumba; doação de sangue via Vampirão do Hemoam; sessões de Yoga, jogo de dominó, xadrez, tênis de mesa, damas e karaokê.

Na sexta, 11, o dia do Estudante vai ser comemorado com a apresentação da Banda Undercut e do DJ Alberto Lucas. Também haverá a promoção Caça-talentos para revelar a criatividade dos acadêmicos; oficina de teatro; contagem de alimentos arrecadados para doação a instituições de caridade, além de os estudantes serem servidos com cardápio especial no Restaurante Universitário.