Nova diretoria assume o Instituto de Computação

Professor Leandro Silva Galvão e Técnica Mary Jani Fontenelle assumem, respectivamente, a coordenação acadêmica e a coordenação administrativa do Instituto.

Ao centro, a reitora, professora doutora Márcia Perales. À direita dela, a gestão anterior do ICOMP formada pelo professor Ruiter Caldas, professora Fabíola Nakamura e a técnica Ana Lúcia dos Santos. À esquerda, a nova diretoria composta pela professora Tanara Lauschner; professor Leandro Galvão e Técnica Mary Jani FontenelleAo centro, a reitora, professora doutora Márcia Perales. À direita dela, a gestão anterior do ICOMP formada pelo professor Ruiter Caldas, professora Fabíola Nakamura e a técnica Ana Lúcia dos Santos. À esquerda, a nova diretoria composta pela professora Tanara Lauschner; professor Leandro Galvão e Técnica Mary Jani FontenelleA cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Computação (Icomp) aconteceu na manhã desta quinta-feira,16, no auditório do Icomp, Setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.

A nova diretoria, composta pela professora Tanara Lauschner, pelo professor Leandro Silva Galvão e pela técnica-administrativa em Educação, Mary Jani Fontenelle, substitue a diretoria formada pelo professor Ruiter Braga Caldas, pela professora Fabíola Guerra Nakamura e pela técnica-administrativa em Educação Ana Lúcia Machado dos Santos.

O compromisso do corpo docente do instituto foi um dos pontos destacados pela reitora, professora Márcia Perales, em seu pronunciamento. De acordo com ela, nas reuniões sobre a criação do Icomp, o grupo causou excelente impressão ao vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, e a ela, pela convicção e dedicação com que defendia a ideia. “Eram jovens professores, mas que passavam segurança daquilo que queriam, como o melhor a ser feito, que passamos a acreditar também”, lembrou ao mencionar o papel de destaque que o Icomp atingiu em apenas cinco anos de existência. “Durante uma das reuniões do Consuni, o ex-diretor, professor Ruiter Caldas, leu uma lista longa de conquistas do instituto, o que nos deixou muito orgulhosos. Esperamos que essa gestão continue com essas importantes conquistas que são de toda a Universidade”, discursou a reitora.

Entre as conquistas do Icomp está a ótima estrutura física, a qual será complementada com a construção do terceiro bloco de salas de aula. Sobre isto, a reitora informou que está sendo realizada nova licitação para que nova empresa assuma o projeto, uma vez que a anterior não foi capaz de concluí-lo. 

Nova gestão

Profa. Tanara Lauschner prometeu uma gestão consequente e participativaProfa. Tanara Lauschner prometeu uma gestão consequente e participativaDurante o discurso de posse, a nova diretora do Instituto de Computação, que é docente da Universidade há 15 anos, agradeceu a todos os que acreditaram que ela estava preparada para assumir o desafio de dirigir a unidade acadêmica e prometeu fazer uma gestão consequente e participativa. “Tenho consciência de que estamos assumindo uma unidade que nunca pensou pequeno. O Icomp fez, no ano passado, um planejamento para a unidade até o ano de 2030. Certamente, teremos muitos desafios, mas também a melhor equipe para superá-los. E eu não me refiro somente ao professor Leandro e à Mary Jani, mas a todo o Icomp, com seus docentes, técnicos e discentes, para melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos cursos de graduação; manter a qualidade da nossa pesquisa e do PPGI a fim de alcançar o nível 6; ou apostar as nossas fichas no empreendedorismo de base tecnológica, entre outras metas", afirmou a diretora recém-empossada.

O novo coordenador acadêmico, professor Leandro Galvão, ressaltou as boas qualidades da gestão anterior e se comprometeu a honrar tudo o que foi planejado pelo instituto, no último seminário de Avaliação e Planejamento. 

“Quero agradecer a confiança depositada em mim durante a eleição. Com certeza, isso é um sinal de que temos muito trabalho pela frente, principalmente quando a gente substitui pessoas como o Ruiter, a Fabíola e a Ana Lúcia. Desejo enfatizar também que a universidade é pública, mas não é de graça. Logo, eu espero a colaboração de todos para que nossos espaços sejam utilizados sem desperdiçar o suado dinheiro que nossos contribuintes investem aqui.Também me comprometo a honrar as determinações do Seminário de Avaliação e Planejamento. Muito obrigado pela atenção e vamos ao trabalho”, discursou. 

“Agradeço a professora Tanara e ao professor Leandro pelo convite para assumir a coordenação administrativa do Icomp. Sei que estamos substituindo pessoas que deixaram uma casa arrumada e vamos fazer de tudo para mantê-la organizada e ampliá-la ainda mais. Acredito que se me convidaram é porque sabem que posso contribuir muito com o nosso instituto. Estou disposta a fazer o melhor”, afirmou Mary Jani dos Santos Fontenelle, a nova coordenadora administrativa.

Discursos de despedida

Ex-diretor atribuiu sucesso na gestão à motivação da equipeEx-diretor atribuiu sucesso na gestão à motivação da equipeA gratidão marcou o discurso do ex-diretor do Icomp, professor Ruiter Caldas. “Agradeço a toda a nossa equipe. Na verdade, o sucesso da nossa administração foi ter trabalhado com uma equipe permanentemente motivada. Agradeço também o apoio da professora Márcia Perales. Eu me sinto orgulhoso por termos conseguido fazer o que nos propusemos”, declarou.

A ex-coordenadora acadêmica, professora Fabíola Nakamura, desejou êxito à nova gestão. “Espero que tenhamos deixado uma base sólida para novas conquistas e desejo sucesso na caminhada de vocês. Que o operacional que ainda toma muito do nosso tempo sirva como base para as decisões estratégicas”, declarou.

Ao se despedir da coordenação administrativa do Icomp, a servidora Ana Lúcia dos Santos agradeceu o apoio de toda a comunidade do instituto para exercer suas atividades. “Agradeço ao professor Ruiter por ter me convidado para ser a coordenadora administrativa do instituto. Foi muito gratificante. Agradeço também à professora Fabíola pela parceria e aos técnicos da secretaria, pois esse é um cargo que requer muita colaboração e pude contar com o engajamento de todos”, destacou.

 

Confira o perfil dos integrantes da nova diretoria do Icomp.

Professora Tanara Lauschner  - diretora do Icomp

Graduada em engenharia elétrica pela UFAM, a profa Tanara possui mestrado em Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou como engenheira em empresas do Distrito Industrial e na FUCAPI, desenvolvendo Sistemas de automação e de Centrais de computação digital. É professora da UFAM há 15 anos, sendo atualmente Adjunto IV do Instituto de Computação. Foi Conselheira representante do ICE no CONSUNI, em 2011, sendo atualmente representante do Icomp neste Conselho. Teve experiência na gestão superior atuando como assessora especial da reitoria, bem como no governo estadual, sendo secretária executiva de Estado no Amazonas. Nos últimos anos, seus interesses têm se voltado a questões de ensino e de gênero na área de computação, sendo coordenadora do Programa Cunhantã Digital.

Professor doutor Leandro Silva Galvão – coordenador acadêmico do Icomp

Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com mestrado e doutorado em Informática pela Universidade Federal do Amazonas. Trabalhou como engenheiro na Força Aérea Brasileira, na manutenção de Sistemas de Telecomunicação do controle do espaço aéreo amazônico. Atualmente, é professor adjunto do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas. Atuou como coordenador de colegiado do curso de Ciência da Computação. Participou como membro da comissão assessora de avaliação do Exame Nacional de Desempenho de estudantes (ENADE) para os cursos de Ciência da Computação no triênio 2014 – 2016, atuação renovada para o triênio 2017 – 2019. Nos últimos anos, seus interesses de pesquisa têm se voltado a métodos de ensino de programação e a segurança de ambientes virtuais de aprendizagem.

Mary Jani dos Santos Fontenelle – coordenadora administrativa

Graduada em Letras com habilitação em língua e literatura portuguesa e especialização em marketing pela Universidade Federal do Amazonas. Trabalhou como professora de Língua e Literatura portuguesa na Secretaria de Educação do Amazonas. Ministrou, na condição de professora voluntária, a disciplina comunicação e prosa moderna para o curso de ciências contábeis; ministra, na condição de professora credenciada, disciplinas no Plano Nacional de Formação de professores da Educação básica – PARFOR, do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFAM. Suas atividades administrativas na UFAM iniciaram na chefia de gabinete e na diretoria executiva; após, exerceu a coordenação de recrutamento e seleção no Departamento de Recursos Humanos. Atualmente trabalha na secretaria do curso de computação.